terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Diálogos com Bispos e Cardeais.

Paz plena...
Irmãos em Cristo, um grande abraço (12/01/2009).
Quando tomei conhecimento da Teologia da Libertação, por volta de 1987, pois tinha decidido a fazer um curso livre de exegese bíblica, vi e entendi rapidamente que tudo o que tinha aprendido em teoria e prática nos meus 9 anos de seminarista (1957 a 1966) e depois como leigo (1966 a 1987) era a forma mais clara, perfeita e pura da Teologia da Libertação.
E assim fui estudar mais ainda os Evangelhos e principalmente o 4º Evangelho.
Posso dizer que nos versículos a seguir do Evangelho Joanino encontrei a base da minha atual Teologia, que é a Teologia da Libertação:
“Veio para o que era seu e os seus não o receberam” (Jo 1,11).
“És mestre de Israel e ignoras essas coisas? Em verdade, em verdade, te digo: falamos do que sabemos e damos testemunho do que vimos” (Jo 3,10 e 11).
“Ele, porém, lhes disse: “Tenho para comer um alimento que não conheceis”. Meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou e consumar a sua obra” (Jo 4,32 e 34).
“Meu Pai trabalha até agora e eu também trabalho” (Jo 5,17).
“O espírito é que vivifica, a carne para nada serve. As palavras que vos disse são espírito e vida" (Jo 6,63).
“Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (Jo 8,32).
“Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida” (Jo 8,12).
“Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo” (Jo 9,5).
“Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10b).
“Se, portanto, eu, o Mestre e o Senhor, vos lavei os pés, também deveis lavar-vos os pés uns aos outros. Dei-vos o exemplo para que, como eu vos fiz, também vós o façais” (Jo 13,14 e 15).
“Dou-vos um mandamento novo: que vos ameis uns aos outros. Como eu vos amei, amai-vos também uns aos outros” (Jo 13,34).
“Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros como eu vos amei. Vós sois meus amigos, se praticais o que vos mando” (Jo 15,12 e 14).
“Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que seu senhor faz; mas eu vos chamo de amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu vos dei a conhecer. Isto vos mando: amai-vos uns aos outros" (Jo 15,15 e 17).
“Tenho ainda muito que vos dizer, mas não podeis agora suportar.Quando vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à verdade plena...” (Jo 16,12 e 13a).
..........
Foi pena que o atual papa Bento XVI, ainda como o principal cardeal, que assessorava ao papa João Paulo II, considerou a Teologia da Libertação como heresia, pois os teólogos que a defendiam não souberam separar os ensinamentos da mesma dos ensinamentos do marxismo ateu.

Nenhum comentário: