quarta-feira, 7 de julho de 2010

Padre Quevedo - 1ª carta e 1ª resposta dele.

Paz plena...
Irmãos e companheiro de vida, um grande abraço.
Nos anos de 1988 e 1989 eu fiz um curso para leigos de exegese bíblica com um padre jesuíta, que era professor da PUC do Rio de Janeiro.
Ele me indicou para ler 3 livros do Padre Oscar Gonzalez Quevedo: "A Face Oculta da Mente" e dois volumes de "As Forças Físcias da Mente". E essa foi a razão da minha iniciativa de escrever para ele.


Belo Horizonte, 24 de Março de 1989.
Caro amigo e companheiro em Cristo, Pe. Oscar Gonzalez Quevedo.
Já o conheço pela televisão há muito tempo, década de setenta e nos dias 11 e 18/03/89 ouvi mais participações suas na TV Bandeirantes. Já tinha visto alguns de seus livros, mas nunca os tinha lido, pois nada sabia sobre o assunto tratado.
Em junho de 1988 escrevi uma pequena monografia, onde expliquei o que é o inconsciente e a entreguei ao Pe. Carvalho, também jesuíta como o Senhor o é, com o qual estou fazendo um curso de aprofundamento bíblico. Quando o Pe. Carvalho leu a minha monografia e como fiz referências sobre o “INCONSCIENTE”, ele não fez nenhum comentário comigo, mas indicou-me para ler os seguintes livros de sua autoria: “A Face Oculta da Mente” e os dois volumes de “As Forças Físicas da Mente”. Adquiri os livros e já li “A Face Oculta da Mente” e estou lendo o segundo livro. Com sinceridade vibrei com o seu livro, as suas explicações e teorias sobre a mente humana. Desde 1981 pesquiso e estudo muito os fenômenos da mente, leio tudo que fala sobre “mente e inconsciente”. Os termos para se referir às profundezas da mente, que é o próprio ser, são variáveis, como: inconsciente individual e coletivo, superconsciente, subconsciente, superego e etc..
Fiz dois cursos de controle mental, um em 1981 e o outro em 1986, este pela Associação Azul.
Após ter iniciado o estudo sobre a mente humana passei a me compreender e autoconhecer muito mais, como também a todos os meus próximos, seja eles de qualquer grupo religioso ou mesmo ateu. Pela simples razão de alguém não pertencer à minha religião não tenho o direito de dizer que o que ele faz é crime ou charlatanismo. Temos que entender e viver os ensinamentos de Jesus: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (Jo 8,32).
Na sua participação no programa de 18/03/1989, o Senhor, Pe. Quevedo, disse: “Qualquer ação de curandeirismo é crime e que só DEUS pode operar milagres. Deus só se revelou ou comunicou com a humanidade por intermédio do judaísmo, antes de Cristo, do cristianismo, de Jesus até a separação dos nossos irmãos protestantes e após esta separação só pelo catolicismo romano”, (não sei se fui fiel às suas palavras). Acho quase impossível, que o Senhor com uma visão tão avançada sobre a mente humana, possa ter atitudes dignas dos Cardeais Joseph Ratzinger e Bernardin Gantin, representantes ultraconservadores da Igreja Católica Apostólica Romana, pois representantes do Evangelho de Jesus, que pede amor e compreensão para com todos, eles não o são.
Pela sua tese Deus não deu conta de salvar a humanidade pelo “judaísmo” e por isso resolveu mudar o rótulo ou a aparência do povo escolhido para “cristianismo”. Depois Deus deve ter tido dificuldades para intuir a muitos e por isso, deixou uma grande parte se perder, para manifestar-se só pelo catolicismo apostólico romano.
Pe. Quevedo, Deus não tem um grupinho ou grupo escolhido para se revelar, mas DEUS está em toda parte e em todo lugar (assim aprendi em meus 9 anos de seminário, mas hoje digo diferente e é assim: “Deus pode estar em todo lugar, o que quer dizer que não está em todo lugar, pois poder estar não é estar e isso não diminui a capacidade da onipresença de Deus”), então ELE pode agir por intermédio de todos os seus filhos. Nós temos que ser humildes e aceitar a onipotência, onisciência e onipresença de DEUS. Não podemos ser orgulhosos e julgarmo-nos como os únicos representantes de DEUS na terra, isso sim: reduz a capacidade da onipresença de Deus.
Não vou comentar todo o seu livro por ser muito longo e sobre as qualidades ou propriedades da mente consciente o Senhor é doutor mesmo, por isso faço apenas 3 (três) comentários:
1º - O Senhor refere-se muito ao inconsciente, como responsável por tudo o que acontece com os sensitivos, mas não dá nenhuma noção do que é realmente o INCONSCIENTE. Na minha opinião o inconsciente atua em todos e não só nos sensitivos e é também um conquista, guardada secretamente no inconsciente de cada indivíduo; por isso existem posições tão antagônicas tomadas pelas pessoas, como: Ghandi e Hitler, ambos queriam a salvação de seus povos e agiram tão diferentes; Francisco de Assis e os Papas de sua época, todos seguidores do Evangelho, um renunciou a fortuna e obedeceu, vivendo conforme o Evangelho e os outros procuraram a fortuna e o poder, dando apoio ou mesmo comandando a terrível inquisição, as guerras das cruzadas e outras, negando ou melhor esquecendo do Evangelho, que pede amor, perdão e caridade; o Papa Leão X e o reformador Martinho Lutero, ambos seguidores do Evangelho e condenando um ao outro; o liberal Papa João XXIII e o ultraconservador Lefebvre; os conservadores Cardeais Ratzinger, Gantin e o pacífico Dom Evaristo Arns, o divulgador da boa notícia Dom Pedro Casaldáliga e o frei Leonardo Boff ofm, divulgador da Teologia da Libertação.
2º - Na página 24 da 32ª edição do livro “A Face Oculta da Mente”, o Senhor afirma: “A pessoa mais honesta no consciente, pode ser a maior trapaceira em qualquer manifestação do seu inconsciente”. Isso no meu ponto de vista é incompreensível e inadmissível, pois o “ser humano” é um todo, composto de carne, corpo, mente, alma ou espírito. Como o homem pode ser honesto e desonesto ao mesmo tempo? É honesto no todo ou é desonesto. Se assim não fosse até poderia estar negando a sabedoria e perfeição de DEUS, que criou um “ser honesto e desonesto, bom e mau, verdadeiro e mentiroso ao mesmo tempo”. Como confiar na obra de DEUS, pensando e defendendo tal princípio ou tese como essa sua? Essa sua tese não é racional e nem lógica.
3º - Na página 366 da mesma edição, como em muitas outras passagens, o Senhor afirma ser impossível a comunicação entre vivos e mortos. Então pergunto: E os casos de comunicação entre vivos e mortos (espíritos) relatados na Bíblia e na história da Igreja Católica Apostólica Romana? Na transfiguração de Jesus (Mt 17,1 a 13; Mc 9,2 a 13 e Lc 9,28 a 36) Moisés e Elias não eram mortos ou espíritos? Jesus não apareceu várias vezes aos discípulos, após a morte na cruz e sua ressurreição? E os casos dos anúncios dos nascimentos de Sansão (Jz 13), João Batista (Lc 1,5 a 25) e de Jesus (Lc 1,26 a 38)? Nestes 3 (três) casos foram feitas referências a anjos e anjo não é Deus ou Deus também inconscientemente usa de outros nomes para nos enganar ou complicar? Ou tudo isso é falsidade bíblica? E o fenômeno acontecido no festim de Baltazar (Daniel 5)? Aqui pode-se falar que foi Deus o autor da mensagem: “Mane, Mane, Tecel, Parsin”, pois não houve identificação de quem foi. E por que o autor da mensagem ficou em segredo?
Em Mateus 8,28 a34: Como explicar o relato todo, não se trata realmente de endemoninhados ou de espíritos obsessores para os dias de hoje? Ou é mesmo só doença mental?
E os casos das aparições de Nossa Senhora aceitas pela Igreja, como em Lourdes e Fátima? Nossa Senhora não é Deus ou o Igreja aceitou a desonestidade do inconsciente dos meninos videntes, dando assim apoio a mentira e falsidade, enganando a todos nós? O Papa vai lá!!!
Veja a relação anexa, indicando os trechos bíblicos que falam da comunicação entre os dois planos: visível e invisível. Esses trechos são falsos ou verdadeiros? Se são falsos, então a Bíblia está cheia de falsidades, mentiras e enganações? Se são verdadeiros por que negá-los hoje ou será que Deus se arrependeu e não permite mais a comunicação?
Se não há comunicação, intercâmbio ou intervenção dos mortos para com os vivos, então como se explica e justifica a necessidade de milagres comprovados por parte dos “mortos” para que sejam canonizados santos pelo Papa? Ou isso tudo é enganação e o Papa com os seus assessores fingem que existem o milagre, que é a prova da intervenção do futuro santo no plano dos vivos para ser canonizado? Nesse caso eles estão enganando assim a boa fé dos fiéis? Os santos ou os futuros santos não são “DEUS’es” ou existem exceções para certos casos na sua afirmativa, como escrevi na página anterior, que só Deus pode operar milagres? Ou é Deus que opera o milagre e os “louros” vão para os santos?
Estudo, pesquiso e analiso tudo sobre a mente humana, o consciente, o inconsciente individual e coletivo. O consciente e o inconsciente de cada filho ou filha de Deus não é um dom gratuito de Deus, mas uma conquista de cada um de nós. Gratuitamente da parte de Deus só recebemos a VIDA e os meios ou armas para conquistarmos a plenitude da sabedoria.
Sendo só para o momento, despeço-me com um forte abraço em Cristo e desejando, que, juntos e unidos, chegaremos ao conhecimento da verdade que liberta. Para conhecer a verdade, que liberta, não pode haver nenhuma idéia preconcebida, pois a verdade absoluta é o próprio DEUS e quem poderá conhecê-Lo? Deus vai se revelando cada vez mais à humanidade, necessitando apenas do aparecimento de homens em condições, humildes e preparados, e no futuro poderemos realmente conhecê-Lo e aí seremos libertos dos preconceitos e dos dogmas castradores da nossa liberdade até de pensar.
Muita paz e luz, em nome do Mestre Jesus, são os votos do amigo....
Rosário Américo de Resende

São Paulo, 24 de Maio de 1989.
Prezado Sr. Rosário:
Sendo muitas as cartas recebidas, não podemos dar respostas particulares. Geralmente as respostas estão nas nossas publicações.
Elas trazem explicações amplas e detalhadas sobre suas dúvidas.
Na esperança de ter satisfeito seu interesse e de lhe sermos úteis, subscrevo-me.
Atenta e afetuosamente, (assinado) Pe. Oscar Gonzalez Quevedo, S. J.

Um comentário:

Antenor disse...

O Quevedo estava mui ocupado...rsrs