terça-feira, 14 de julho de 2020

Primeira resposta do padre João Batista Libânio


Amigos. Paz plena.
Para aqueles que realmente desejam compreender um pouco mais sobre a Verdade, estou divulgando as duas respostas, que recebi do padre João Batista Libânio. Quando ele recebeu a minha terceira carta, ele silenciou....
Eu queria sim continuar essa correspondência com ele, mas por não ter recebido a resposta da terceira, então escrevi a quarta carta para ele com mais duas teses bíblicas, que passei a defender, que são:
1ª - “O Deus Imperfeito da Bíblia ou O Incompleto (ou errado) Ensino Sobre a Bíblia”.
2ª - “As Comunicações Bíblicas entre os Planos Visível e Invisível”.

(Eis a 1ª resposta, que recebi do padre João Batista Libânio da minha carta de 13/09/1992).
Belo Horizonte, 01 de Novembro de 1992.
Prezado Sr. Rosário A. Aproveito um intervalo nas minhas atividades paroquiais de fim de semana, passo a responder-lhe a carta de 13/09/1992.
Achei muito interessantes suas reflexões teológicas. Vejo como se interessa por este campo maravilhoso da reflexão sobre a fé. É difícil responder por escrito o que penso a respeito de suas colocações. Há muitas questões que envolvem a questão da redenção humana, do perdão de Deus, da ofensa a Deus etc.
Antes de tudo, vale uma célebre afirmação de Santo Tomás: “o que afirmamos de Deus é sempre mais equivocado que correto, pois sabemos mais o que Deus não é do que ele é”. Em termos filosóficos, nosso conhecimento de Deus é analógico. Tem uma dimensão de inadequação. Assim quando falamos que Deus se ofende aplicamos a Ele uma expressão humana. E você mostrou muito bem o lado frágil e errado da afirmação. Mas há também um lado verdadeiro. Deus se ofende pode significar uma maneira de exprimir que todo pecado tem uma dimensão de ruptura de nossa relação com Ele.
Nossa liberdade não acolhe a liberdade de Deus que nos oferece seu amor. Objetivamente é uma ofensa, não querer receber um presente. Assim quando você rejeita um presente, ofende o doador. E poderíamos ir analogicamente tratando dos outros pontos. Vai aí somente o ângulo de qualquer fala sobre Deus. Desejo-lhe muita dedicação à Bíblia. (assinado) J. B. Libânio.

Nenhum comentário: